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MEC lança curso de 180h para professores do Ensino Médio público

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quinta-feira (21) o curso virtual "Mais Ensino Médio", com 180 horas, para a formação de professores da rede pública.
formação professores Ensino Médio
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quinta-feira (21), o curso virtual “Mais Ensino Médio”, uma iniciativa robusta de 180 horas destinada à formação de professores da rede pública. Este programa visa aprimorar a qualidade da educação básica, focando na transformação das práticas pedagógicas e na valorização dos profissionais que atuam diretamente com a juventude brasileira. Além disso, a proposta busca incentivar uma reflexão crítica sobre o currículo atual e as políticas educacionais vigentes.

A Capacitação “Mais Ensino Médio”

A nova formação está prontamente acessível na plataforma de aprendizagem Avamec, que pode ser acessada através do link: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/17759/informacoes. Para tanto, os educadores interessados devem realizar o login utilizando o portal Gov.br, disponível em https://www.gov.br/pt-br. Posteriormente, é necessário efetuar um cadastro detalhado, fornecendo informações pessoais, vínculos profissionais e a formação acadêmica completa. A iniciativa do MEC sublinha um compromisso com o desenvolvimento contínuo dos docentes do Ensino Médio em todo o país.

O objetivo central do curso é elevar o padrão da educação como um todo, incentivando a modernização e a inovação nas abordagens didáticas. Dessa forma, o programa pretende capacitar os professores para que desenvolvam métodos mais eficazes e alinhados às necessidades contemporâneas dos alunos. Em primeiro lugar, o curso almeja fortalecer a identidade profissional dos educadores. Por conseguinte, ele busca promover uma valorização da juventude, reconhecendo seu papel fundamental na construção do futuro do Brasil.

Além do mais, a formação “Mais Ensino Médio” propõe-se a fomentar uma análise aprofundada sobre o currículo educacional e as políticas que o regem, incluindo a Política Nacional do Ensino Médio (Pnaem). Nesse sentido, o curso instiga os participantes a refletirem sobre como adequar essas diretrizes às realidades específicas das escolas públicas, considerando as diversidades regionais e sociais. Consequentemente, espera-se que os professores se tornem agentes ativos na construção de uma educação mais relevante e inclusiva para todos.

Metodologia e Abordagem Pedagógica

A capacitação dos docentes foi cuidadosamente desenhada para criar uma ponte sólida entre a teoria acadêmica e a prática em sala de aula, abordando conteúdos pertinentes e atuais que exercem impacto direto tanto na vida dos estudantes quanto na rotina de trabalho dos educadores. Por outro lado, a estrutura do curso emprega um currículo em espiral, uma metodologia que revisita e aprofunda os tópicos progressivamente, evitando repetições desnecessárias e garantindo um aprendizado contínuo. Adicionalmente, esta abordagem pedagógica permite que os professores construam conhecimento de maneira gradual e consistente. Assim, cada módulo contribui para uma compreensão mais completa e matizada dos temas propostos.

A metodologia fundamental do curso reside na formação continuada e em serviço, o que significa que o aprendizado ocorre enquanto o professor está em sua atuação profissional, permitindo uma aplicação imediata dos conhecimentos. Entre os pilares dessa estratégia, destacam-se metodologias de reconhecimento das melhores práticas, intervenção produtiva para aprimorar os desafios cotidianos e o estudo aprofundado de casos reais, que preparam os docentes para diversas situações. Em sintonia com as demandas atuais, esta abordagem visa equipar os professores com ferramentas práticas e teóricas para enfrentar os desafios da educação contemporânea.

Módulos Inovadores e Temas Atuais

Entre os módulos oferecidos, há uma seção integralmente dedicada à cultura digital, cujo propósito é capacitar os educadores para incorporar a digitalização de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, esta etapa da formação está perfeitamente alinhada à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), preparando os docentes para utilizar a tecnologia de maneira pedagógica, intencional e produtiva em sala de aula. Posteriormente, o foco primordial é aprimorar significativamente o aprendizado dos estudantes através do uso consciente e estratégico das tecnologias digitais no cotidiano escolar.

Posteriormente, a segunda etapa do curso aprofunda-se em práticas interdisciplinares, explorando uma gama de temas relevantes para as quatro áreas do conhecimento que compõem a formação geral básica. Além disso, são abordadas questões contemporâneas de grande impacto social e econômico, como a crise climática global e os complexos efeitos das apostas esportivas (“bets”). Por exemplo, este módulo capacita os professores a integrar diferentes disciplinas e a discutir pautas atuais que influenciam diretamente a vida dos jovens. Em relação ao prazo de conclusão, os participantes podem finalizar o curso em um período mínimo de 45 dias e máximo de 200 dias, conferindo flexibilidade para a organização do estudo.

Certificação e Oportunidades

A conclusão de cada módulo do curso “Mais Ensino Médio” ocorre de forma automática, uma vez que o participante tenha realizado e obtido êxito nas atividades de fixação que os compõem. Para a aprovação e consequente certificação, a nota mínima exigida é de 6 pontos. Dessa forma, garante-se que os participantes assimilaram o conteúdo de maneira satisfatória. Adicionalmente, ao ser aprovado em todos os módulos, o certificado de conclusão estará prontamente disponível para download na seção “Certificado” do menu do curso, permitindo que os educadores comprovem sua nova qualificação.

Adicionalmente, o programa oferece a valiosa possibilidade de obtenção de um certificado de especialização, mediante o aproveitamento dos estudos realizados no curso. Portanto, esta oportunidade é viabilizada pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ainda mais, essa parceria fortalece o reconhecimento acadêmico da formação, proporcionando aos professores uma titulação que pode abrir novas portas em suas carreiras e aprofundar ainda mais seus conhecimentos em áreas específicas do Ensino Médio.

Novas Formações Complementares

Paralelamente, o Ministério da Educação (MEC) anunciou o lançamento de quatro novos cursos complementares, programados para o Dia do Professor, em 15 de outubro. Estes cursos foram cuidadosamente desenhados para atender cada uma das áreas do conhecimento do Ensino Médio, proporcionando uma formação mais específica e aprofundada. No dia 15 de outubro, serão disponibilizados programas para as Ciências Humanas e Sociais, as Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a Matemática e suas Tecnologias, e as Linguagens e suas Tecnologias.

Serão eles:

  • Mais Ciências Humanas e Sociais (Mais CHSA)
  • Mais Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Mais CNT)
  • Mais Matemática e suas Tecnologias
  • Mais Linguagens e suas Tecnologias

Apoio Abrangente à Rede Pública

Valdirene Alves de Oliveira, coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, enfatizou que o curso “Mais Ensino Médio” e os futuros cursos complementares, segmentados por área de conhecimento, se integram a um leque de iniciativas maiores. Inclusive, esses programas somam-se ao curso de especialização “Gestão da Escola Pública de Ensino Médio” (Gepem), que já está em andamento. O Gepem, por sua vez, é direcionado a diretores e coordenadores pedagógicos que possuem formação superior e estão em efetiva atuação em escolas públicas vinculadas às redes estaduais, distrital e municipais, visando fortalecer a liderança educacional.

Em suma, a coordenadora Valdirene Oliveira destacou em nota que “Este apoio do MEC visa a formação dos profissionais das redes públicas de ensino para a implementação da Política Nacional de Ensino Médio [PNAEM]”. Dessa maneira, as diversas ofertas de formação do Ministério da Educação reiteram o compromisso da pasta com a qualificação dos profissionais da educação. Portanto, todas estas iniciativas convergem para um objetivo comum: aprimorar o cenário educacional público brasileiro e garantir que os professores estejam bem preparados para os desafios e as inovações necessárias no Ensino Médio.

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