Edição Brasília

Encceja Exterior 2025: Prazo para recurso de atendimento especializado termina sexta

Encceja Exterior 2025: prazo para recurso de atendimento especializado termina sexta. Candidatos com solicitação negada têm até 11 de julho para anexar nova documentação comprobatória.
**Recurso Encceja Exterior 2025**
Foto: Valter Campanato/Arquivo Agência Brasil

Termina nesta sexta-feira, 11 de julho, o prazo para os candidatos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos brasileiros residentes no exterior (Encceja Exterior) 2025 que tiveram seus pedidos de atendimento especializado negados, entrarem com recurso. Os participantes devem acessar a Página do Participante no sistema do exame para realizar o procedimento.

Prazo Final para Recursos no Encceja Exterior 2025

Aos candidatos que necessitam de atendimento especializado e tiveram suas solicitações inicialmente indeferidas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oferece uma nova oportunidade. Dessa forma, até o dia 11 de julho, será possível submeter um recurso, acompanhado de documentação comprobatória atualizada.

O processo de recurso é realizado exclusivamente online, através da Página do Participante, disponível no site oficial do Encceja Exterior. É fundamental que os candidatos anexem documentos que atestem a necessidade do atendimento especializado, como laudos médicos para pessoas com deficiência (PCD), comprovantes de lactação ou documentos que comprovem a idade igual ou superior a 60 anos.

Como Submeter o Recurso

Para aqueles que desejam interpor o recurso, o procedimento é simples: basta acessar a Página do Participante no site do Encceja Exterior e seguir as instruções. A nova documentação anexada deverá comprovar a necessidade do atendimento especializado, conforme especificado no edital.

O edital público do Encceja Exterior 2025 estabelece que o resultado dos recursos será divulgado a partir do dia 16 de julho. Em caso de aprovação do recurso, o participante terá direito a 60 minutos adicionais em cada turno de aplicação do exame, tempo extra que visa garantir condições equitativas para a realização da prova.

Quem Pode Participar do Encceja Exterior

A participação no Encceja Exterior é voluntária e gratuita, sendo destinada a jovens e adultos que não completaram seus estudos na idade considerada adequada para cada nível de ensino. Portanto, o exame representa uma oportunidade para aqueles que buscam a certificação do ensino fundamental ou médio.

Para se inscrever, é necessário ter no mínimo 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio, na data de realização do exame. O Encceja Exterior oferece, assim, uma chance para que brasileiros residentes no exterior possam obter a certificação educacional.

Encceja Exterior PPL 2025

Adicionalmente, os pedidos para participantes em Penas Privativas de Liberdade no exterior (Encceja Exterior PPL) 2025 também estão abertos. Nesses casos, a solicitação de recurso deve ser feita pelo responsável no Consulado-Geral do respectivo país de aplicação, seguindo as orientações específicas para essa modalidade.

A aplicação do Encceja Exterior e do Encceja Exterior PPL é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e das representações diplomáticas do Brasil nos países onde o exame será aplicado. Essa parceria visa garantir a acessibilidade e a segurança do processo de certificação.

Estrutura das Provas do Encceja

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. As provas são elaboradas de acordo com o nível de ensino (fundamental ou médio) e avaliam as competências, habilidades e saberes adquiridos pelos participantes ao longo de suas vidas.

O Encceja Exterior 2025, na modalidade regular, será aplicado no dia 28 de setembro em diversas cidades ao redor do mundo, incluindo Frankfurt (Alemanha), Bruxelas (Bélgica), Barcelona e Madri (Espanha), Boston, Miami e Nova York (Estados Unidos), Paris (França), Amsterdã (Holanda), Roma (Itália), Hamamatsu, Nagoia e Tóquio (Japão), Lisboa (Portugal), Genebra (Suíça) e Paramaribo (Suriname).

Por outro lado, as provas do Encceja Exterior PPL 2025 serão aplicadas em unidades prisionais das cidades de Nagoia e Tóquio, no Japão, e Madri, na Espanha, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro. A divulgação dos resultados de ambas as modalidades do Encceja está prevista para o dia 15 de dezembro.

O Propósito do Encceja

O Encceja, realizado pelo Inep desde 2002, tem como objetivo avaliar as competências, habilidades e saberes dos participantes, adquiridos tanto no ambiente escolar quanto fora dele. As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados do exame como referência para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.

Além disso, o Encceja estabelece um padrão nacional para a avaliação de jovens e adultos, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação e para a promoção da inclusão social. O exame representa, portanto, uma importante ferramenta para a certificação e a valorização do conhecimento adquirido ao longo da vida.