A 17ª edição da Campus Party Brasil (CPBR17), realizada na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, encerrou no domingo, 22 de junho, com grande sucesso. Por cinco dias, seis mil metros quadrados foram palco de um evento que mergulhou milhares de participantes no universo da tecnologia, games, e cultura geek.
Uma Imersão Tecnológica e Cultural
A Campus Party Brasília reuniu uma diversidade impressionante de comunidades, desde desenvolvedores de games e entusiastas de robótica até influenciadores digitais, empreendedores e ativistas pela inclusão digital. Em meio a esse cenário vibrante, a comunidade de cosplay se destacou, com participantes interpretando personagens de animes, mangás, videogames e filmes. Diariamente, competições de cosplay premiaram o primeiro lugar com R$ 300, além de servir como seletiva para a final da Liga Brasileira de Cosplay (LBC) de 2025.
Entre os cosplayers, Pedro Torreão, um engenheiro de software de 24 anos, chamou atenção ao interpretar Luffy, de One Piece. Para Pedro, que já havia participado de outras edições, essa foi a primeira vez caracterizado. Ele explica sua escolha: “Pareço com ele. Pensei, então, eu posso fazer o boneco que eu gosto muito e que é da obra que eu me identifico muito”. A popularidade do personagem lhe rendeu inúmeras fotos com fãs de todas as idades. A experiência, segundo ele, foi enriquecedora pela interação com o público.
Além dos personagens consagrados, a criatividade dos cosplayers brilhou com produções originais. Zoe Vieira, de 23 anos, por exemplo, trouxe uma mala repleta de acessórios para os cinco dias do evento, montando até um camarim improvisado para sua comunidade. Suas inspirações? Diversos jogos e animes, incluindo a VTuber Gawr Gura e o game Genshin Impact, demonstrando a amplitude de referências que inspiram a arte do cosplay.
Muito Além da Tecnologia: Diversão e Competição
Entretanto, a Campus Party não se limitou à tecnologia e à cultura geek. A diversão e o entretenimento também tiveram seu espaço. Um exemplo marcante foi a popularidade do Just Dance, que atraiu grande público. Grupos e duplas se divertiram imitando as coreografias dos dançarinos virtuais, competindo pela maior pontuação com base na sincronia dos movimentos.
João Artur, um estudante de 16 anos do Guará, no Distrito Federal, é um exemplo de participante que leva o Just Dance a sério. Há seis anos no universo geek, ele usa o jogo como forma de exercício e competição. “Just Dance é maravilhoso pois, além de me exercitar, é um jogo que tem a parte da competição e é muito bem feito”, afirma. Ele lamentou, porém, a mudança nos sensores de movimento a partir de 2022, que agora exigem o uso de um telefone celular, o que prejudica a experiência.
A Experiência Imersiva dos Campuseiros
Ainda assim, um dos pontos altos da Campus Party foram os campuseiros, apaixonados por tecnologia que levam seus computadores, periféricos e equipamentos para uma imersão completa. Esses participantes buscam aprofundar seus conhecimentos em áreas como inteligência artificial, modelagem 3D, programação e jogos virtuais. Arthur José, estudante de Ciência da Computação, investiu mais de R$ 12 mil em equipamentos para participar do evento. Para ele, a troca de conhecimento e a interação com outros entusiastas justificam o investimento. “Sempre vale a pena. Na madrugada, a gente está aqui, joga junto com o pessoal. Aqui, tem muito conhecimento e diversão. E um mix de tudo. Ao mesmo tempo que eu posso ir ali ver uma palestra, eu posso ficar junto com minha galera”, conta.
Matheus Caetano, de 20 anos, veio de Goiânia para participar do evento, considerando a CPBR17 como a principal etapa nacional após o cancelamento da edição de São Paulo. Já Felipe Conrado, de 17 anos, em sua primeira experiência na Campus Party, se alimentava de macarrão instantâneo durante as noites em claro, combinando lazer e aprendizado. “Vim aqui mais pela diversão, pelo entretenimento, mas para assistir às palestras, também e adquirir conhecimento”, disse Felipe.
Em conclusão, a Campus Party Brasília 2025 demonstrou ser um evento de grande sucesso, reunindo tecnologia, cultura geek, e entretenimento, oferecendo uma experiência única e inesquecível para seus milhares de participantes.