Edição Brasília

Velório do Papa Francisco se encerra com homenagens e prepara fiéis para o funeral no sábado

Após três dias de despedida na Basílica de São Pedro, Vaticano anuncia detalhes da cerimônia de funeral e sepultamento do Papa Francisco neste sábado (26).
Papa Francisco enterro
Foto: Divulgação

Fiéis lotam o Vaticano para o último adeus

Fiéis do mundo inteiro enfrentaram filas e aguardaram pacientemente para prestar a última homenagem ao Papa Francisco na Basílica de São Pedro.

O velório, que começou na terça-feira (22/4), terminou nesta sexta-feira (25/4), às 20h (15h no horário de Brasília), com uma cerimônia emocionante.

O fechamento do caixão simbolizou o encerramento oficial do velório. Segundo o Vaticano, cerca de 250 mil pessoas visitaram o local nesses três dias.

Assim, o amor e a gratidão ao pontífice ficaram evidentes em cada gesto e oração.

Funeral será realizado neste sábado com ritos tradicionais

O funeral do Papa Francisco ocorrerá neste sábado (26/4), às 10h no horário local (5h em Brasília), com a Missa das Exéquias.

Essa missa abre o Novendiali, os nove dias tradicionais de orações em honra a um papa falecido. O cardeal Giovanni Battista Re vai presidir a cerimônia.

Além disso, os ritos da Última Commendatio e da Valedictio marcarão a despedida solene diante dos fiéis.

Depois disso, o corpo de Francisco será levado ao interior da Basílica de São Pedro antes de seguir para o local de sepultamento.

Basílica de Santa Maria Maggiore será o local do sepultamento

Diferente de seus antecessores, o Papa Francisco escolheu ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, uma de suas igrejas favoritas.

Ele costumava visitar o local antes e depois de suas viagens internacionais para momentos de oração pessoal.

Por isso, sua escolha reflete a simplicidade e a fé que marcaram todo o seu pontificado.

Além disso, um grupo de pobres acompanhará o cortejo como homenagem ao compromisso de Francisco com os mais vulneráveis.

Líderes mundiais e fiéis prestam homenagens

Chefes de Estado, membros da realeza e representantes religiosos de todo o mundo confirmaram presença no funeral.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou do velório, declarou que a ocasião simboliza emoção, fé e respeito.

Então, a cerimônia promete reunir diversas culturas e religiões em torno do legado de humildade e esperança deixado por Francisco.