Edição Brasília

GDF e STF firmam parceria para plantio de 5,3 mil mudas no Cerrado

Iniciativa visa criar um bosque nos arredores do STF, promovendo urbanização e preservação ambiental
Parceria STF e GDF
Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) e o Supremo Tribunal Federal (STF) firmaram um acordo para transformar a área ao redor da Corte em uma grande área verde no coração de Brasília. A parceria, oficializada na quarta-feira (25), prevê o plantio de 5.270 mudas nativas do Cerrado, em um projeto que visa melhorar o ambiente e reforçar as iniciativas de arborização da capital.

Criação do bosque

O governador Ibaneis Rocha, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, e o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Fernando Leite, participaram da assinatura do acordo, que não envolve custos financeiros entre as partes. As atividades serão executadas conforme as capacidades orçamentárias e operacionais de cada instituição.

“Acreditamos que esse bosque vai deixar a área linda e mais agradável. Para nós, essa parceria com o Poder Judiciário é de grande importância, não só pela urbanização, mas também pela melhoria dos serviços ao STF”, destacou Ibaneis Rocha.

O bosque será implantado nos arredores do STF com o objetivo de tornar o ambiente mais acolhedor para trabalhadores e visitantes. O projeto foi elaborado pelo Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap e pensado para atender às características climáticas da região, garantindo a adaptação das espécies nativas e a sustentabilidade do espaço.

Sustentabilidade e preservação ambiental

A iniciativa faz parte de um esforço conjunto para fomentar a preservação ambiental em áreas urbanas. O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, enfatizou a importância de cuidar do meio ambiente, destacando que as ações voltadas à sustentabilidade não são mais apenas um compromisso com as futuras gerações, mas uma necessidade urgente para o presente.

“A gente não muda o mundo de uma só vez, mas podemos mudar o que está à nossa volta. Esse é um esforço do Supremo em parceria com o GDF, e esperamos que seja um marco para o cuidado do nosso meio ambiente”, afirmou o ministro Barroso.

O acordo entre o STF e o GDF tem validade de cinco anos e pode ser prorrogado pelo mesmo período. A expectativa é que o plantio das mudas contribua para a criação de um ambiente mais verde e saudável, enquanto auxilia no combate às mudanças climáticas e na proteção das espécies nativas do Cerrado.

Investimento na arborização de Brasília

O presidente da Novacap, Fernando Leite, destacou o papel da companhia na preservação e manutenção das áreas verdes do Distrito Federal. Segundo ele, a Novacap realiza engenharia social ao criar e cuidar de espaços que promovem o bem-estar da população.

“Brasília é um projeto em constante construção, e a Novacap não só vai plantar as árvores, mas também zelar por elas, garantindo a preservação deste sonho que começou com Juscelino Kubitschek”, afirmou Fernando Leite.

A Novacap também tem intensificado os investimentos em arborização no Distrito Federal. Para 2024, estão destinados mais de R$ 51 milhões para a manutenção das áreas verdes, demonstrando o compromisso da capital com o meio ambiente e a qualidade de vida de seus moradores.