Prestes a lançar o mais novo filme de Hayao Miyazaki no ocidente, o Studio Ghibli está vendendo o controle acionário da empresa para a Nippon Television (NTV), da qual vai virar uma “subsidiária.” A emissora está adquirindo 42.3% das ações do lendário estúdio japonês responsável por Meu Amigo Totoro, A Viagem de Chihiro e, agora, The Boy and the Heron.
“No Studio Ghibli, o diretor Hayao Miyazaki agora tem 82 anos, e o produtor Toshio Suzuki tem 75 anos, e a questão da sucessão tem sido um problema há um tempo,” o Ghibli disse em declaração. “Goro Miyazaki, filho mais velho do fundador Hayao Miyazaki e também diretor de animação, foi mencionado muitas vezes como sucessor do Studio Ghibli. Entretanto, o próprio Goro Miyazaki recusou isso com firmeza, acreditando que seria difícil carrega o Ghibli sozinho, e que seria melhor deixar o futuro da empresa nas mãos de outros.”
“Como a Nippon Television mantém uma relação duradoura com o Studio Ghibli e respeita seus valores, ficamos confiantes de que poderíamos proteger o valor de marca e ‘fabricação’ do Studio Ghibli permanentemente,” disseram as empresas em declaração conjunta.
O Studio Ghibli e a Nippon Television mantém um relacionamento comercial há quase 40 anos. Em 1985, quando o Ghibli foi fundado, foi a NTV que exibiu Nausicaä do Vale do Vento pela primeira vez, e desde então tem exibido longas do estúdio na televisão japonesa. A emissora também foi investidora em O Serviço de Entregas de Kiki.
Dentro do novo acordo, Suzuki, até então presidente do Studio Ghibli, vai assumir um cargo na diretoria, e Hayao Miyazaki vira um diretor honorário. O novo presidente do estúdio será Hiroyuki Fukuda, executivo sênior da Nippon Television.
Na nova estrutura, a NTV vai cuidar dos negócios e gerenciamento do estúdio, enquanto o Studio Ghibli continua à frente das questões criativas.
Enquanto isso, o Ghibli se prepara para o lançamento ocidental de The Boy and the Heron, antes conhecido como How Do You Live. A animação, inicialmente apresentada como o filme final de Hayao Miyzaki, foi lançada em julho no Japão e recentemente fez parte do Festival de Toronto, onde foi premiada. Ela estreia nos EUA em dezembro e não tem data para o Brasil ainda.
Fonte: https://www.chippu.com.br/noticias/studio-ghibli-vendido-nippon-television-aquisicao-hayao-miyazaki